Home / Saúde e Saneamento / Secretária de saúde vai intensificar a fiscalização de pátios, em busca de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

Inhacorá, registrou, nos últimos 2 meses, um aumento alarmante no número de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Os dados foram apresentados pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, na manhã desta segunda feira (08). Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, o número de 2019 já ultrapassa o total de focos registrados durante todo o ano de 2018, e chegaram a 9,7% quando em 2018 eram de 3,7% no índice predial.

Para evitar o aumento dos focos, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com outros órgãos públicos e entidades, está intensificando as ações preventivas, a partir do dia 10 de julho quando fará um mutirão por todos os bairros da cidade. A ação começará neste dia pela rua Paulo Cadore até a rótula, e deve se repetir até cobrir toda a cidade. Serão recolhidos todos os recipientes descartados que possam reter água. A fiscalização também irá abranger pátios e residências.

Os focos são situações em que o mosquito ou a larva são encontrados nas fiscalizações promovidas pelos agentes de endemias.

“Não deveríamos estar fazendo esses mutirões, porque cada pessoa deve ser responsável pelo lixo que produz em seu terreno e dar o destino final embalando da forma correta. Vamos cada um procurar fazer a sua parte para evitar a proliferação de novos focos do mosquito”, salientou o prefeito Everaldo.

As atividades de fiscalização são feitas pelos agentes de saúde e agentes de endemias. As ações deveriam ser intensificadas com a proximidade do verão, quando o cuidado com o mosquito Aedes Aegypti precisa ser ainda maior, já que ele se reproduz mais rapidamente nesta época. Mas com a recente constatação esse mutirão será antecipado.

A principal dica aos moradores é evitar água parada em qualquer recipiente.

Mais dicas para evitar a proliferação do mosquito:

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública.

Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.

Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.

Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum.

Seque as áreas que acumulem águas de chuva.

Tampe as caixas d’água.