Home / Planejamento / Governo Federal reconhece situação de emergência em Inhacorá

Governo Federal reconhece situação de emergência em Inhacorá

O município já havia recebido o reconhecimento do estado

O governo Federal deve reconhecer no dia de hoje o decreto de situação de emergência do Municipio de Inhacorá.

Com a medida, a prefeitura pode solicitar apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços e recuperação de áreas danificadas.

Para ter acesso aos recursos emergenciais, a prefeitura apresentou o plano detalhado de resposta, por meio do Sistema Integrado.

“As culturas de verão foram extremamente afetadas, com danos irreversíveis e não há mais nenhuma possibilidade de recuperação dessas lavouras, esses prejuízos estão consolidados.”, Ressaltou o Secretário Municipal de Planejamento da gestão 2020, Rafael Goergen. “A falta de água também foi um problema enfrentado nas localidades rurais”, completou.

Segundo, Rafael que também coordena as ações da Defesa Civil. No município várias localidades passaram por dificuldades financeiras e de abastecimento de água. E muitas famílias foram socorridas pelo tanque móvel da prefeitura.   “É importante o reconhecimento federal porque ele habilita o município a buscar recursos federais e respostas para fazer frente a este desastre que é a estiagem que tanto afetou o nosso município, visto que o municipio ja encaminhou o plano de trabalho e cronograma de ações a pasta competente”, relata Rafael.